segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Curso de Graduação em Nanotecnologia no Brasil

Mais um curso na área de Nanotecnologia (?) acaba de ser criado, dessa vez na PUC do Rio de Janeiro (graduação em Engenharia em Nanotecnologia). A primeira turma que iniciará em 2011. Uma louvável iniciativa de fazer o país atuar em uma área que iniciou já sendo promissora.

Vale ressaltar algumas disciplinas bastante interessantes na grade curricular, como "Laboratório de Caracterização de Nanomateriais", "Síntese de Nanomateriais" e "Impactos Ambientais da Nanotecnologia".

No site da PUC-Rio, há a seguinte afirmação sobre a profissão: "Como qualquer engenheiro, o Engenheiro em Nanotecnologia estuda e projeta materiais, componentes e dispositivos criados a partir de nanoestruturas, além de novos equipamentos, específicos para a manipulação e visualização na escala nanométrica. Acompanha o processo de fabricação e garante o cumprimento de normas e especificações. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, estuda a viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza projetos e serviços técnicos, emitindo laudos e pareceres. Considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais."

Vi aqui e depois conferi aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário