sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Intel Anuncia Processadores de 15 nanômetros








A notícia surgiu  no fórum de desenvolvedores da Intel. Os novos chips (no jargão popular) estarão na escala dos 15 nanômetros. Para se ter ideia do que isso representa, 15 nm são cerca de 60 átomos enfileirados. A tecnologia utilizada define, de forma simplória o tamanho de largura da ponte dos transistores MOS utilizados. Quanto menor tal largura, menor o transistor. Quanto menor o transistor maior a quantidade deles em um circuito integrado de mesma área da tecnologia anterior. A priori, isso significa maior performance.


A tecnologia mais avançada da Intel usa, atualmente, processos de 32 nm. Na figura abaixo, é possível visualizar, por exemplo, que na área ocupada por 1 processador de 45 nm do netbook série N caberão 5 processadores de tecnologia 15nm.


A divulgação da informação das próximas famílias (22nm e 15nm) levanta, como sempre, indagações quanto ao consumo do processador, confiabilidade (maior suscetibilidade a ruídos ou menor durabilidade), tecnologias de encapsulamento necessárias, tempo de vida da bateria etc.



Crédito da imagem do banner: ETH Zurich/Haifeng Sun.
Crédito da figura: Intel.
Autor da notícia: Brooke Crothers, da CNET.

2 comentários:

  1. Quanto menor o tamanho menor o consumo portanto a bateria...

    ResponderExcluir