segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Inventor da TV de Plasma quer substituir todos os LCDs por Plasma


Olá, terráqueo. Não ria desse cara aí de cima. Na verdade, bote fé nele. O motivo é simples: o cara (Larry Weber, Doutor e Engenheiro Eletricista)  é brutal, inteligente e geek! Ele é o pai da TV de plasma. E está querendo fazer uma nova versão do plasma para substituir todos os LCDs existentes. Para isso ele está, acredite, trabalhando em sua garagem com alguns alunos de graduação em uma nova versão do plasma que consuma 20 vezes menos energia.


Displays Plasma de 4x4 e16x16 pixels


A história é interessante. Ele teve a ideia e inventou o display de plasma nos anos 60 e não largou dele. Juntou-se com alguns colegas e afundou na pesquisa, provavelmente quando ninguém devia apostar nada nele. O resultado de 30 anos de pesquisa e divulgação a gente conhece: TVs de plasma de 60 polegadas, com imagens impecáveis. Ele ainda conseguiu inventar um dispositivo que reduziu o consumo pela metade, na época.

Eu sempre ouvi por aí que plasma era pior que LCD e que tinha pouca vida útil. Mas a realidade é outra: plasma tem cores mais vivas, tempo de resposta da tela menor, contraste bem melhor e muitas outras vantagens (veja um bom comparativo). Mas o mercado de negócios possui segredos, bastidores e tendências. Por que o plasma está sumindo? Poucos devem saber...

Larry Weber promete entregar os novos resultados em no máximo 2 anos. E o objetivo maior dele nem é esse: ele quer 40 vezes menos consumo. Se ele alcançar o que promete, sua ideia de substituir o LCD faz sentido: o LCD consome quase 30% da energia em um notebook. Com sua nova proposta, seria apenas 5%.

Ele ainda disse ao repórter que o entrevistou que sabe que outras pessoas estão pesquisando formas de reduzir esse consumo. Mas completa: "Não como eu". Figuraça!



Fontes e créditos das imagens: PlasmaTVScience, DVICE.

11 comentários:

  1. Ops! Ele não criou o Plasma...Plasma sempre existiu


    E outra, se ele acha q a disputa agora é com LCD ele esta atrasado, a tendencia é o LED e/ou AMOLED

    ResponderExcluir
  2. "a tendencia é o LED" Leu isso no encarte das Casas Bahia ou do Ricardo Eletro !?

    ResponderExcluir
  3. Correto. O plasma é natural. Ele usa um gás, na verdade. Quis dizer que ele inventou o display de plasma. Quanto à tendência, eu acho bem aquilo que disse: "o mercado de negócios possui segredos, bastidores e tendências".

    Se o LED conseguir consumir pouco e vingar em vários aparelhos, pode ser boa pedida. Mas se com o plasma o consumo for bem menor, talvez ele tome o lugar.

    ResponderExcluir
  4. Muito inteligente para alguém que não sabe usar uma lâmina de barbear.

    ResponderExcluir
  5. Plasma é uma bosta, um lixo, essa ja é uma tecnologia ultrapassada, o LED soluciona todos os problemas de uma tv de LCD, e com o aumento das vendas do 3D as tvs de plasma desaparecerão por que os efeitos não terem tanta qualidade nas TVs plasma quanto tem no LCD e LED.

    ResponderExcluir
  6. Muito inteligente para alguém que não sabe usar uma lâmina de barbear. [2]
    Quem disse q papai-noel não existia...!

    ResponderExcluir
  7. vc que nao tem barba é mais inteligente que ele???

    ResponderExcluir
  8. Você, e este barbudo estão mais por fora que casca de ovo, o plasma não funcionou porque:
    1> não tem durabilidade
    2> sua resolução é fraca em relação ao LCD / LED
    3> depois de um tempo de funcionamento ela perde resolução (já tive, por exemplo num jogo de futebol o placar vai sumindo do canto do televisor.)
    4> consome muito mais energia.
    E finalmente, não tem nada de segredo de fabricantes, simplismente o melhor prevaleçe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Eu também sempre ouvi falar mal sobre TV de Plasma. Vale visitar o comparativo: http://www.baixaki.com.br/info/4577-lcd-versus-plasma.htm

    Fiquei até surpreso com o resultado do comparativo...

    Quanto a vida útil, li que a Panasonic lançou um modelo em 2008 de 1080p de resolução que dura 42 anos antes da imagem começar a perder qualidade. Eu acredito que as duas tecnologias são muito boas e basta pesquisa para serem aprimoradas mais ainda...

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha, de repente isso aqui encheu de engenheiros e cientistas (anônimos, claro) com muita propriedade pra falar dum cara que estuda isso há mais tempo do que provavelmente muito desses "entendidos"sequer carrega no RG. Parabéns pessoal, vocês são muito fo...fos.

    Hahahaha, que piada.

    ResponderExcluir