terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cientistas do CERN conseguem capturar antimatéria, como no livro "Anjos e Demônios"








Quando a gente ouve falar de uma nova notícia do CERN sempre fica com uma pulga atrás da orelha. O novo achado dos cientistas do CERN foi interessante: um punhado de antimatéria armazenada. No caso do CERN, trata-se de antimatéria do hidrogênio, ou antihidrogênio, se preferir.

A antimatéria é, grosseiramente, o oposto da matéria. Ou seja, é como se fosse o irmão gêmeo da matéria, mas com carga oposta. Sabe-se que a antimatéria, em contato com a matéria comum, libera uma quantidade enorme de energia - 100 vezes mais forte que a fusão nuclear. O time do CERN conseguiu, após 335 tentativas agrupar 38 átomos de antihidrogênio. Parece pouco, mas já é a realidade de duas ficções conhecidas: é o centro da trama de "Anjos e Demônios", de Dan Brown, e também o combustível da nave de Star Trek.

Só a título de curiosidade, o livro de Dan Brown começa com um roubo de um aparato perigoso: um punhado de antimatéria, em um famoso centro de pesquisa. Qual centro? Isso mesmo: o CERN.


Fonte e crédito da imagem: DVICE.

6 comentários:

  1. Infelizmente só capturou por tempo suficiente pra saber que tinha pego, apenas frações de segundo. Mas já conseguimos capturar! Agora é só aprimorar as técnicas.


    Em pensar que muita gente achava que o LHC ia destruir o planeta.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. O próprio CERN admitiu que eles precisam melhorar a técnica (vide as 335 tentativas), mas isso já é um avanço fenomenal.

    Inveja de quem trabalha no LHC... :(

    ResponderExcluir
  3. LHC ainda não destruiu o planeta, estou esperando para comemorar meu box Orange da Valve.

    ResponderExcluir
  4. o que é LHC? de comer?

    ResponderExcluir
  5. O LHC é o Grande Colisor de Hádrons. Um acelerador de partículas quilométrico localizado na Europa. Lá são feitos vários experimentos interessantes para tentar provar algumas teorias: o que forma a matéria, como era o universo no momento do big-bang, como obter antimatéria, a existência do bóson de Higgs etc.

    Há um tempo, um punhado de pessoas publicou matérias sobre o perigo de o LHC gerar um mini buraco-negro em seu interior, algo que rapidamente poderia "engolir" todo o planeta.

    Olha o site do LHC, que é um aparato do centro de pesquisa chamado CERN: http://lhc.web.cern.ch/lhc/

    ResponderExcluir
  6. Todos ficam entusiasmados com LHC, punhado de antimatéria, mas pararam para pensar o quanto isso pode trazer de prejuízo se usado apenas para deter o poder?Diante de mentes brilhantes para ciência mas moralmente ignorântes, que adianta descobrir algo se nem sabemos realmente o potencial dele? Vangloriar-se de uma descoberta e nem sobrar com quem compartilhar? ou mesmo até com quem explorar? O homem está lidando com o desconhecido e não mede as consequências disso. A descoberta vai trazer que tipos de beneficios? e antes disso o que adianta descobrir fatores que levaram ao big bang se o próprio homem levar o planeta a destruição? pra mim é tolice, e pura ansiedade de levar o nome a mídia como descobridor de algo novo, que provavelmente será usado de forma tirânica. Abraço a todos Guilherme Dias

    ResponderExcluir