quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fotos da fábrica de 25nm da Intel

Olá, terráqueo. As fotos que você vai ver são bastante interessantes. Você já parou para pensar em como são feitos circuitos integrados, também conhecidos como "chips"?

Eles estão tão presentes em nossa vida que parecem ser simples. Mas para se fabricar um chip desses que faz seu computador funcionar ou seu celular ser 4G há um processo bastante complicado. São utilizadas fábricas que custam bilhões de dólares, com processos físico-químicos complexos, linha de produção altamente automatizada e um controle de impurezas tão avançado que partículas de poeira não são toleradas. Esses ambientes são conhecidos como salas limpas (?).

Essa roupa da foto abaixo é comum de se ver em tais fábricas: é preciso evitar levar qualquer impureza para a fábrica, pois partículas de poeira podem destruir uma produção inteira durante a fabricação dos circuitos integrados.


Corredores como esse abaixo possuem esteiras no teto que carregam milhares de wafers (um disco contendo centenas de chips a serem separados, posteriormente) viajando entre partes da fábrica, durante o processo de fabricação.


Na próxima figura, vemos a sala onde ocorre o processo de "dry etching", onde o material é bombardeado por íons. Reparem no piso: todo furado, para que o ar seja sugado no processo de limpeza da sala.


Não só a Intel, mas a NASA e várias empresas que produzem semicondutores possuem salas parecidas com essas acima. Geek, não? Ah, antes que me esqueça, a fábrica retratada nas fotos fica em Utah, Estados Unidos. Se você quiser ver mais fotos ou ler mais sobre processos de fabricação de circuitos integrados basta ir na fonte aí embaixo.



Crédito das fotos e fonte: Legit Reviews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário