terça-feira, 30 de novembro de 2010

O padrão de tomadas brasileiro






Tem coisas que não dá pra entender. Uma dessas coisas se chama NBR 14136: o padrão de tomada brasileiro, único no mundo. O que levou o ABNT a criá-lo? Penso que há muitas chances de ter sido tédio. "É mais seguro", "é brasileiro", "cada país tem o seu", dirão por aí. O INMETRO até divulgou uma cartilha, defendendo o padrão, claro. A gente vai vendo, aos poucos, que são argumentos bem fraquinhos. A "nossa" tomada não apresenta nada de novo: só disposição dos pinos. Vamos ver duas maneiras de resolver o problema:

1) Solução definitiva: faça como o internauta Paulo fez:
"Eu nem esquentei minha cabeça. Comprei uma impressora nova que veio esta "novidade". Peguei um alicate, arranquei o pino do meio e problema resolvido." (comentário retirado daqui).

2) Solução Orientada a Gambiarra: Essa é pra quem não quer arrancar o terra e só tem Ts antigos em casa:


Legal, não?


Imagem retirada do Ambiente Acreano.

38 comentários:

  1. não seria mais facil quebrar o terra..é só usar os desdos já que 99,9% das casas não tem aterramento mesmo !! eu já quebrei uns 10.. que idéia imbecil !!!

    ResponderExcluir
  2. uhum, ai tua casa pega fogo e tu vai fazer o que?
    bem mais fácil quebrar o do meio, bem mais prático do que faz uma gambiarra com 3 Ts

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Você pode arrancar o terra, como citei o caso de um internauta que resolveu fzaer isso. Os Ts só servem para "quebrar o galho", caso você não queira eliminar seu terra, por exemplo. O xis da questão é saber o motivo da ABNT fazer essa loucura: quase ninguem possui aterramento e esse padrão é único no mundo...

    O T também pode, de fato, causar incêndio, ainda mais 3... O INMETRO desaconselhava o uso de T, até surgir o padrão e muita gente ter que usar. Aí eles voltaram atrás e mudaram a posição deles...

    Mas como eu disse, é só se você quiser quebrar o galho e usar o aparelho, sem quebrar o terra e só tiver Ts antigos em casa... Lembrando que o vídeo não é meu, só achei no Youtube...

    ResponderExcluir
  4. Pra que esse megazord?

    ResponderExcluir
  5. uhauahuahauah!!!

    achei engraçado o cara forçando os 4 pinos...

    uahauhauahuaahuah!!!

    ResponderExcluir
  6. Quebrar o pino do terra é sempre uma péssima ideia, ele tá lá por um motivo e esse motivo é segurança! Pesquisem e vocês entenderão...

    Não to defendendo o padrão de tomada brasileiro, que eh um lixo que so serve pros fabricantes ganharem mais dinheiro.

    A melhor solução é comprar um adaptador do padrão novo pro antigo, que custa dois reais, melhor do que uma tomada nova que custa 10-15 reais.

    ResponderExcluir
  7. Sem ofensa mas falta do que faze em vez de montar um monte de T's compra um lego duma vez cara da pra fazer coisas diferentes. skopakokaspokasopkpoksapasokapos

    ResponderExcluir
  8. Que lixo, ao invés de usar um padrão americano, já que QUASE NADA que a gente compra de eletronicos são fabricados no Brasil, agora vem essa brilhante idéia só para dificultar ainda mais a vida dos Brasileiros que diga-se de passagem que é UM LIXO.

    ResponderExcluir
  9. Sabe quem fez esta maravilha? O filho do Lula, o Lulinha. Ele criou uma empresa e fez a patente desta obra prima. Aí foi aprovadoe todo fabricante de tomada tem que ter autorização e pagar uma taxa para o Lulinha de cada tomada fabricada no Brasil! Viva o Lula!!!! Ficando milionário a cada dia e o povo trouxa aplaudindo este safado!

    ResponderExcluir
  10. Fio terra é coisa de viado! Além do mais, são pouquissimas casas no Brasil que tem aterramento, ou seja, num serve mesmo pra nada esse pino. E mesmo as que tem, existe um sistema de aterramento que fica na caixa de energia da casa, não precisando de aterramento nos aparelhos eletrodomesticos.

    ResponderExcluir
  11. Um pequeno erro... isso não é um padrão Brasileiro... se não me engano isso é uma criação europeia... que pretente unificar as tomadas...

    E existem muitos motivos para a sua criação...

    1º inumeros acidentes causados em criaças que plugan parte dos pinos de um aparelho e colocam o dedo neles... (o certo, é ser fundo)

    2º Viajantes, principalmente executivos tinham problemas com as tomadas de seus laptops, por isso, decidiram fazer algo... uma tomada unica universal...

    Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1

    Pesquisar é sempre útil...

    ResponderExcluir
  12. Eu arranquei a pecinha do meio =D
    Funcionou direitinho! haha

    ResponderExcluir
  13. Pô, gente, pra quê tanto drama?? Comprei uma lcd e veio o pino novo, o que fiz?? Comprei o adaptador pro pino novo por R$7,00. Segurança acima de tudo!

    ResponderExcluir
  14. é verdade que a maioria das casas do Brasil nao tem aterramento. Isso acontece pelo simples fato de não seguirem a recomendação da norma.

    Agora, é importante os aparelhos terem o fio terra, por um questao de segurança (o aparelho esta oferendo o dispositivo de segurança, se sua casa não tem, o problema é seu).

    triste é ver um comentario ali em cima dizendo que isso nao serve pra nada.vai estudar amigao.

    ass: engenheiro eletricista

    ResponderExcluir
  15. Leonardo, o padrão é brasileiro sim. É uma norma da ABNT chamada NBR 14136. Ela é baseada no padrão IEC 60906-1, como você disse, mas a norma é brasileira e apresenta algumas mudanças.

    E como falei no texto, or agumentos de defesa são facilmente descontruídos. Nos casos que você citou:

    1) Algumas tomadas tem uma capa protetora preta nos plugues, estando à mostra apenas a ponta da tomada. É impossível encaixar e tomar choque ao mesmo tempo, pois para a ponta da tomada encaixar é preciso inseri-la bastante na caixa da tomada na parede.


    2) Um padrão é criado por conta de viajantes? Quem existe em número maior aqui: viajantes ou moradores? Além do mais, o padrão obriga a haver somente tal tomada, o padrão universal que conhecemos cobre a maioria dos padrões no mundo e vai deixar de existir. Agora pense comigo: você é produtor de artigos eletrônicos e vai exportar. O que seria preferível para você que vai investir: apenas adotar tomadas que sirvam para a maioria dos lugares no mundo ou ainda ter que fazer um novo tipo de tomada que só servirá para um país?

    Segurança não é defesa para o novo padrão. Exemplo disso é que pessoas estão usando Ts para adaptar tais tomadas: ou seja, mesmo no novo padrão, se não houver a capa preta protetora, o choque é possível com os Ts. E mais uma novidade: se você quiser colocar caixas da nova tomada em sua parede, prepare-se: além de remover as antigas, a caixa nova é maior, portanto, o buraco na parede tem que ser aumentado (mais mão-de-obra). Isso sem falar no preço da nova caixa... Você prefere arrancar o terra ou gastar 200 reais em novas caixas de tomada e instalação?

    ResponderExcluir
  16. Só confirmando: aterramento é muito importante sim. Em certos casos. Vamos lembrar que há vários aparelhos que usamos e que não utilizam o terra: seja por trabalhar com baixas tensões e correntes, por não possuir carcaça metálica, por possuir fusíveis, circuitos de proteção etc. Uma pergunta: com o novo padrão tudo terá aterramento? Penso que não... A questão não é haver terra ou não na tomada (a tomada universal está pronta para terra, se for o caso), mas retrocompatibilidade: adotaram uma COISA que não e compatível com nada: plugues antigos não encaixam caixas novas na parede e plugues novos não encaixam em caixas antigas.

    ResponderExcluir
  17. É só comprar um adaptador, custa no máximo uns 12 reais e não fica com toda essa gambiarra, eu mesmo estou usando um no meu estabilizador já!

    ResponderExcluir
  18. Compra um adaptador meu filho, R$4,00.

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente como brasileiro é porco!
    Existiam mais de 5 tipos de tomada em circulação no Brasil, aqui em minha casa eu tenho 4 tipos, quem é que nunca utilizou um T para adaptar um conector que nao entrava na tomada? Então resolvem criar uma padronização para o beneficio da sociedade e só o que o povo sabe fazer é reclamar!
    É claro que segurança é argumento. Pois a padronização abrange tanto a tomada quanto o plug, e se voce resolve colocar um T no meio desses dois, não esta aderindo a nova padronização.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo, é muita inocência acreditar na benevolência pura do governo: quaisquer decisões existem por interesse político e/ou financeiro envolvido. Como você mesmo disse, se há um T no meio, não há padronização. Agora me responda: quem irá alterar todas as caixas na parede da casa, vide os problemas que já falei de custo/benefício. Ninguém vai fazer isso, inclusive porque nossos aparelhos ainda são "antigos" ou não tem terra. Só haverá caixas do novo modelo em casas construídas do zero.

    Outra coisa: a tomada não padroniza nada, mas obriga uma adoção específica. Se o governo resolvesse que o padrão seria o universal que já conhecemos, as coisas que temos continuarim servindo e as novas teriam que se adaptar (exceções, como as tomadas de ar-condicionado). O grande restante já é compatível. Agora você não pode analisar seu caso como o genérico. O meu caso é o inverso do eu, moro em uma casa alugada onde todas as tomadas são do padrão novo. Agora, tenho T em TODAS as tomadas da casa. E acredito que quase o país todo esteja usando Ts sempre que encontra um aparelho "novo". Algo está estranho.

    ResponderExcluir
  21. porque eles não colocaram o pino terra de rosca.
    assim se vc não tiver a tomada nova era so tirar o pino

    ResponderExcluir
  22. Anônimo, isso que você resolveria apenas um dos casos: com o terra do tipo rosca, sempre que quiséssemos encaixar um aparelho com nova tomada em uma caixa antiga na parede, bastaria tirar o terra. Porém, há um problema: isso ficaria ainda mais caro.

    Além do que, o outro problema continuaria sem ser resolvido: como encaixar aparelhos "antigos" em caixas de parede do novo padrão? Tomadas tripolares de estabilizadores, notebooks, TVs, bem como tomadas achatadas tipo do Playstation 2 etc e muitas outras não tem como ser encaixadas. A resolução mais simples seria adotar o modelo universal como padrão e usar as tomadas com capa plástica isolante. Muito mais fácil, barato, retrocompatível e menos impactante. Vai saber o motivo real dessa nova adoção. Nós, consumidores e sofredores, só aceitamos...

    ResponderExcluir
  23. Que porra é essa de "T" ???

    O nome daquele adaptador de tomadas é BENJAMIM.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamim_(acessório_elétrico)

    ResponderExcluir
  24. olha, não sei a procedencia dessa informação q alias veio da VEJA... mas quando fui pra argentina todas as tomadas eram assim . tem q tomar cuidado antes de ficar postanto tudo oq vc ve por ai.
    http://www.inmetro.gov.br/imprensa/releases/plugues.asp

    ResponderExcluir
  25. Brasileiro é fogo viu! Sempre imediatista.
    Tá, pode até ter sido que a escolha do padrão não foi das melhores.
    Mas que é mais seguro e bem melhor do que tínhamos antes, ah é sim!
    Vai ser melhor para todo mundo. Quem produz, quem compra, quem viaja ou não. Antes não tínhamos padrão, eram mais de 7 tipos diferentes de plugs. Agora quem produz vai precisar se preocupar apenas com 2.
    Vai ser caro adotar o padrão? Talvez... Mas será um bom investimento, a longo prazo. Coisa que nós não gostamos muito de fazer, não é?
    O engraçado é que vemos as pessoas se pronunciando apenas depois de que tudo está escolhido e no mercado. Criticar é muito fácil e brasileiro é expert nisso. Agora arregaçar as mangas, ah tá faltando muita gente desse tipo por aqui.

    ResponderExcluir
  26. no mercado a varios adapitadores do novo padrão para o antigo, e o cara em vez de comprar essas 3 peças, usa so uma --'

    ResponderExcluir
  27. kkkkkkkkkkkkkkkk q merda de gambiarra é essa????

    Muito + fácil kebrar o pino do meio.

    Isso ae vai fazer a casa intaira pegar fogo manolo, aff cada ideia ¬¬'.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo,
    não é imediatismo, é prudência. O "governo" tem que ser prudente em suas deciões. A tomada universal é a mais próxima de todas, por que não aproveitá-la, já que é conhecida e usada e oferece o terra?

    Silealfa, você viu na Argentina. Ok. Mas em produto ou na parede? Porque segundo o próprio Inmetro, a Argentina possui padrão pŕoprio. Pode até parecer ou ser baseado no padrão IEC 60906-1, mas é próprio deles (http://www.inmetro.gov.br/qualidade/pluguestomadas/duvidas.asp).

    Ao invés de adicionarem um poço na tomada como obrigatório, deveriam ter tornado a capa isolante obrigatória, junto com o modelo universal, que já conhecemos.

    Um adendo: sabem quanto empresas com faturamentos de centenas de milhões de reais como a Pial Legrand estão lucrando com esse novo padrão?

    ResponderExcluir
  29. e quando der aquecimento devido a arco eletrico procado pela má conexão ele vai adorar e ter que chamar os bombeiros....

    ResponderExcluir
  30. é só comprar um adaptador próprio pra esse tipo de tomada ao invés de 3 desses do vídeo!

    ResponderExcluir
  31. ahan, dai pega fogo em tudo, q idiota isso, PQP

    ResponderExcluir
  32. quem for na desse troxa ai ta fudido . com 3 tes ta pra comprar não só um adaptador pra novo modelo como da pra comprar outra tomada do padrão novo !

    ResponderExcluir
  33. cara aquele negocinho que dá pra por mais tomadas.. eu tenho um que tem 5 encaixes.. se desse eu mandava uma foto

    I I
    o . o
    é só uma ilustraçao mas ele é assim kkk onde os ''o'' seriam um encaixe circular, o ''.'' também é encaixe so q mais embaixo e os ''I'' sao os encaixes americanos

    moro num prédio e tem aterro e só uso essa tomada pro amplificador

    ResponderExcluir
  34. Meu deus será que ninguém percebeu que o cara teve a intenção de colocar era uma brincadeira.

    Quanto a mudança de padrões, é exatamente o que um colega acima falou, a falta de preocupação, de padronização, o famoso "jeitinho" gera esse tipo de frustração quando alguém, seja empresa ou governo, decide padronizar algo. O mais interessante é que muitas pessoas não colocam no papel que vale muito mais a pena fazer uma reforma elétrica, ou instalação padronizada em casa do que arriscar um investimento de uma vida toda praticamente por conta de um "xaxixo".

    Não gostou do novo padrão, simples, tire 20 reais do bolso, compre adaptadores e pare de simplesmente reclamar quando algum grupo tomam medidas que podem ajudar a você mesmo.

    ResponderExcluir
  35. eu não acredito que tem gente que não entendeu que isso é uma brincadeira. pqp kkkkk

    ResponderExcluir
  36. huauhauha . q burros...
    o preço de um benjamin varia de 2 a 5 reais... mas aí vc vai precisar de 3!! A solução mais correta, prática e econômica é comprar um único adaptador. Ficará melhor esteticamente, menos risco de aquecimento do aparelho ... enfim... solução mega burra do vídeo.. mas ta valendo! bom post!

    ResponderExcluir
  37. Alguém está lucrando , e muito, com essa norma nova da abnt.Lembram do kit de 1os socorros obrigatório para veículos ?

    E viva o Brasil !

    ResponderExcluir
  38. Fenomenal, ao inves de eu comprar 1 adaptador eu soh preciso de 3! hahahahahaha

    ResponderExcluir