quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grandes da Tecnologia nº 1: Randy Pausch e sua última aula

Randy Pausch conseguiu seu  PhD em Ciência da Computação e resolveu dedicar-se a pesquisas na área de HCI (Interação Homem-Computador), em especial em trabalhos relacionados à Realidade Virtual. Ensinando na Carnegie Mellon University, trabalhou com diversos projetos, inclusive multidisciplinares onde havia alunos de arte, computação, design etc. Essa turma misturada fez projetos incríveis, como o próprio Randy conta.

Em 2006, porém, algo iria mudar drasticamente a sua vida: um diagnóstico de câncer, aos 46 anos. Nem a quimioterapia estava conseguindo sucesso e a luta passava a ser estender ao máximo sua vida: o médico deu de 3 a 6 meses de vida saudável. Randy, então, decide fazer algo inusitado. Ele reserva um horário no auditório da universidade onde ele dará sua última aula. Bolo de aniversário, fantasias, piadas, fotos de tumores, histórias de alunos. É uma aula sobre computação, mas também uma aula sobre a vida e que não poderia ter nome melhor para uma "última aula": "Alcançando seus sonhos de criança".

É uma aula que dá saudade só de assistir. Mas ainda assim, uma bela aula. Dá orgulho de ter escolhido seguir estudando tecnologia. Porque ainda há gente boa no mundo. Ainda há gente com vontade. Com vocês, a última aula de Randy Pausch:


Nenhum comentário:

Postar um comentário