sábado, 28 de abril de 2012

A ilusão da escolha

Tem rodado uma foto curiosa pelo Facebook que ilustra bem nosso "poder de escolha" enquanto consumidor. As 10 marcas da figura detêm basicamente a maioria dos produtos que consumimos, como você pode ver mais abaixo. Eu não tirei o tempo para verificar se a imagem é 100% verídica, mas as coisas que eu lembro de cabeça, de fato, bateram com o que está exposto na imagem (para ver com mais detalhes, clique na imagem).






















Eu me lembrei de uma reportagem que li sobre uma pesquisa realizada por matemáticos que mapearam e modelaram uma topologia de rede contendo as 100 corporações que controlam o mercado mundial (na figura aparentemente desconexa abaixo). Nosso sistema realmente é anômalo. Se você quiser ler essa reportagem, clique aqui. Para ler o artigo original (pdf em inglês) vá aqui.



Um comentário:

  1. não vi os salgadinhos MIco's.. eu consumo eles. Nao vi tambem os chiclets big-big..

    ResponderExcluir