quinta-feira, 3 de maio de 2012

O mito dos problemas ambientais

CFC não destrói a camada de ozônio. A temperatura do planeta não é afetada por emissão de CO2, nem pelo desmatamento. A Antártica não está derretendo. O efeito estufa não existe. O nível do mar não está subindo. Quem faz tais afirmações é o professor Ricardo Augusto Felício, que leciona na USP e tem doutorado sobre a Antártica (olha o currículo Lattes dele aqui). Um tapa na cara de muito ambientalista chato que tem por aí e de muita gente oportunista que cria ONG a torto e a direito em busca de apoio financeiro de governo e de inciativa privada. Vale a pena assistir entrevista abaixo (dividida em duas partes) que o professor deu no Programa do Jô.





3 comentários:

  1. Certíssimo o professor: esses mitos foram criados pelas grande economias poluidoras e destruidoras como EUA, Europa e Japão a fim de barrar o desenvolvimento das demais nações. É o jogo mais antigo do mundo: dominadores e dominados.

    ResponderExcluir
  2. Ta bom eu acredito (prof dr paulista na sua USP de luxo sentado em sua sala refrigerada) que não existe isso. então prove e venha morar no norte e sem ar condicionado em regiões onde antes tinha aguá e agora o rio seca que dá para atravessar a pé.

    não sou ambientalista sou velho e não caio mais em balela de prof dr de universidade brasileira, se tivesse ficado sem espalhafatá seu titulo acadêmico, eu até veria com bons olhos.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Velho Não-Ambientalista que não cai em balela de Professor Doutor de Universidade Brasileira,

    Vou começar dizendo o meu ponto de vista: não acho que o professor esteja errado, mas (a não ser que eu tenha perdido alguma informação a respeito) acredito que o professor não tenha explicado muitas coisas detalhadamente.

    Elevação altíssima de temperatura local pode estar ligada à poluição sim, e acredito que árvores podem reduzir isso, já que purificam o ar e evitam a questão da fumaça entrando em nossas gloriosas narinas.

    Acontece é que não podemos esquecer de um fato importantíssimo: a Terra está sempre mudando seu clima. A mudança climática terrestre acontece em ciclos, e o que antes era quente, congelou completamente, e, continuando o ciclo, está aquecendo.

    Não sei o que acontece na sua região, e não sei o porquê do rio ter secado, mas não devemos ignorar completamente o que foi dito pelo professor. Pra começar, eu não fui de acordo quando ele disse a respeito do "Efeito Estufa". Sou fiel à teoria, porém não deixarei de ler a respeito.

    ResponderExcluir