quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quanto você pagaria por essa pintura?

Tá, eu sou um ignorante em muita coisa. Uma delas é o valor de algumas coisas.  Outra delas é arte, principalmente a do tipo abstrata. Lembra daquelas pinturas que você olha e pensa "tá e daí?" e alguém te diz quanto custa e você pensa "não pode ser!"? Acontece comigo sempre. Simplesmente não consigo entender de onde poderia vir aquele valor. Fico pensando que devo estar louco ou que sou muito burro. Ou os dois! Vamos ver exatamente o que estou querendo dizer, com esses exemplos aí abaixo:


Pintura 1



Pintura 2



Eu fico meio que sem entender o que o pintor quis dizer com sua arte. Não entendi muito bem nenhuma das duas. E também não saberia dar o preço a nenhuma das duas (talvez por esses motivos eu não esteja fazendo carreira de curador de arte). No primeiro, eu sinceramente não observei nada de mais. O segundo também não, mas é mais colorido, parece ter um padrão de respingos, as pinceladas são distintas. Mas para mim, também não tem muito sentido.

Agora vamos aos fatos: esses dias eu vi uma notícia a respeito de um leilão de um quadro chamado "Superfície Modulada nº 4" de R$ 5,3 milhões. Até aí tudo bem. A gente sempre vê quadros caros assim, sendo vendidos por aí. O "problema"  foi conseguir "entender" o quadro. Sabe que quadro foi esse? Foi a Pintura 1, aí de cima. Antes que eu me esqueça: não você não é daltônico. Essa tal pintura cinza aí de cima vale mais de R$ 5 milhões. A artista se chama Lygia Clark.
Agora vamos falar do autor da Pintura 2. Ele se chama Brent, tem 37 anos e ganhou $500 pela obra. Ah, um detalhe importante: Brent é um chimpanzé que vive em um santuário de chimpanzés em Los Angeles. E ele pinta com a língua.

Ah, e tem outros chimpanzés pintores também. Olha outras obras, de outros autores:

Pintura 3


Pintura 4


E os pintores:

Brent (Pintura 2)

 
Cheetah (Pintura 3)

 
Ripley (Pintura 4)


O que é arte, afinal?

Um comentário:

  1. Hi, Really great effort. Everyone must read this article. Thanks for sharing.
    ___________
    tattoo thoughts

    ResponderExcluir